Imagem capa - OS MAIORES ERROS QUE AS NOIVAS COMETEM ORGANIZANDO SEU CASAMENTO por Vinicius Bogaz
DicasCasamento

OS MAIORES ERROS QUE AS NOIVAS COMETEM ORGANIZANDO SEU CASAMENTO

Então você disse “sim!” e agora está desesperada por não saber por onde começar a organizar seu casamento? Acredito que toda noiva se identifique um pouco com essa situação, certo?

Para nós que vivemos “no mundo dos casamentos” é comum ouvir as noivas reclamarem que não fazem ideia de como iniciar a organização. Até mesmo eu quando me casei (novembro/2017) tive problemas. 

Solucionar isso não é tão difícil, tudo é questão de organização, eu sei, essa frase é clichê, mas de fato é isso.

Tenho certeza que é o sonho de toda noiva ter o casamento dos sonhos, o casamento perfeito e o medo de tudo dar errado assola, não é? Como dito acima, não é difícil solucionar esse problema, mas para dar conta do recado é necessário organização e prevenir que certas falhas ocorram!

Para ajudar vocês a evitar isso, resolvi reunir alguns dos problemas mais comuns nesse post.




 Não contratar uma cerimonialista:



A cerimonialista é o " anjo da guarda" de toda noiva no processo da organização e do grande dia. Crer que esse profissional é dispensável é com certeza um enorme erro!

Não contratar uma cerimonialista pode resultar em coisas importantes serem esquecidas ou então uma enorme perda de tempo e dinheiro, consequentemente.

Pense assim, você tem duas opções: ser uma noiva tranquila e curtir cada segundo do dia ou ficar "doida" e sair gritando para todos os lados e não aproveitar nada de uma festa que é única na sua vida. A escolha é sua!




Iniciar o planejamento de forma equivocada:



Não existe uma fórmula exata de como planejar um casamento, mas é fato que os convidados devem ser um dos primeiros passos se não o primeiro para o planejamento do seu casamento. De acordo com a quantidade de convidados você buscará um buffet, igreja e salão de festas que comporte a todos confortavelmente. 

Imagine o seguinte cenário: você ignora isso e começa o planejamento já alugando o salão da festa de cara e o salão comporta 150 pessoas. Então você repara que sua lista de convidados tem 250 pessoas. Puxa vida, imagine só a saia justa que isso pode criar! Ou então até mesmo o cenário contrário a isso, aluga um salão para 250 pessoas quando só se tem 150 convidados. É um desperdício de dinheiro, tempo e frustração.

Sendo assim, inicie o planejamento do seu casamento preferencialmente pela lista de convidados e então a partir dela vá atrás dos demais fornecedores, assim é possível prever e evitar uma gama enorme de possíveis erros.

Lembre-se, o objetivo é que todos se divirtam muito!




Não ter uma pré definição de orçamento:




Quando se planeja um casamento, a noiva descobre que na verdade esse evento é uma obra. Gastos simplesmente surgem do além (rs) e isso é bastante frustrante e acaba com a paciência.

Você muito provavelmente quer ser uma noiva feliz, realizada e não quer passar por dificuldades financeiras, certo?

Sendo assim, tenha um orçamento pré definido, mas entenda, vão surgir gastos INIMAGINAVEIS, falo isso como Vinicius Bogaz que se casou ano passado.

Para ter uma segurança e não ficar arrancando os cabelos porque o orçamento “estourou” defina o orçamento como 85% da sua capacidade de investimento total no casamento. Por exemplo, se você pretende gastar 100.000,00, tenha em mente que seu orçamento será 85.000,00. Os 15.000,00 serão uma reserva para gastos eventuais.

Uma outra dica legal é, inicie o planejamento do casamento bem cedo, acredite, surgirão muitos imprevistos e se você começou a organização bem antes da data não compromete totalmente a sua capacidade financeira adicionando itens que você descobriu que existiam depois em cima da hora.

Garanta tudo que for essencial primeiro, isso vai te deixar livre para ir em busca de conhecer as novidades e adicionar diversas tendências à sua festa.




Não focar na busca dos fornecedores:



Como fotógrafo de casamento, é comum receber pedidos de orçamento de noivas que ainda não fecharam com salão de festas, igreja e assim sendo, não tem ainda uma data certa para o casamento.

Essa falta de foco acaba fazendo com que a noiva desperdice energia na organização por não buscar os profissionais na ordem indicada.

Como dito no item 1, a cerimonialista é de suma importância, ela vai ser seu “anjo da guarda” e ajudará você na ordem das buscas, seguindo as etapas corretas da organização do casamento.

Se você ainda não fechou com igreja e salão de festas, provavelmente você ainda não tem a data exata. Sendo assim, não adianta cotar com buffet, fotógrafo, cinegrafista pois você não vai poder informar a data e saber se eles tem disponibilidade. Você só vai estar gastando energia que poderia usar para resolver esses detalhes.

Pedir orçamento para todos os fornecedores possíveis também é de certa forma uma falta de foco e sim, vai fazer com que você gaste energia a toa.

Claro, você com certeza terá uma lista de fornecedores que se enquadram mais com  o que você gostaria para seu casamento. Com certeza você vai encontrar alguém com o estilo de trabalho perfeito para você.

Uma outra coisa que otimiza seu tempo e gasto de energia é listar os fornecedores necessários de acordo com o horário da sua celebração. Por exemplo, qual a necessidade de cotar uma equipe de iluminação se você pretende se casar durante o dia?

Mais um detalhe importante: no mercado de casamentos, existe profissionais que cobram todo o tipo de preço, desde os muito baratos até os muito caros. Os motivos e perigos disso são diversos, mas é importante você ter em mente que será impossível ter uma média de valor pedindo orçamento desenfreadamente. Quer ter uma noção de preço? Pergunte para sua cerimonialista e tenha e mente que o barato pode sair bem caro.




Não seguir o Script:



O script que a cerimonialista faz para seu casamento não é só para organizar e dividir seu tempo e tarefas durante os meses. Cada tarefa tem uma razão de estar exatamente naquele período, cada fornecedor e serviço tem suas peculiaridades.

Por exemplo, se você não definir o fotógrafo com antecedência corre um enorme rico de ficar sem, afinal, os bons profissionais são muito procurados e tem sua agenda bastante disputada. Já outros itens podem ser fechados na reta final ( 6 meses) da organização, como por exemplo, o cardápio do buffet, os convites, as bebidas, etc.

Cada detalhe, cada item, tem um momento ideal nos meses que antecedem seu casamento para serem pesquisados e contratados.

O script também leva em consideração o valor total do orçamento de vocês para que consigam pagar tudo de forma leve durante todo o período de organização.

Enfim, tudo isso vai ajudar para que no final vocês curtam o momento com tudo resolvido da forma mais leve e tranquila.





Fazer economias onde não deve:



Não busque economias em coisas essenciais, casamento é extremamente especial, O BARATO MUITAS VEZES SAI CARO!

Organizar um casamento é coisa para profissionais e a não ser que você seja uma pessoa SUPER talentosa (decoração, buffet, organização, etc), você terá sérios problemas. Busque profissionais adequados e não se arrependa de nada.  O SEU casamento não permite riscos! Às vezes, (muitas vezes) o barato sai caro.

Por vezes, a diferença de um profissional mais barato para outro é algo em torno de R$ 1.000,00, que quando parcelado dá uma diferença de R$100,00 por mês. É possível sim buscar economizar em outras áreas do casamento caso você faça questão de um fornecedor em especial.

Acredite, é melhor fazer um esforço financeiro do que ficar se lamentando depois que algo de ruim que venha acontecer. “Me arrependo de não ter contratado um fornecedor de ... melhor”. Casamento é uma única vez na vida, o dia passa muito rápido, acredite nisso!!!





Contratar Fornecedores não ESPECIALIZADOS:



“Não precisa pagar um fotógrafo profissional, meu amigo tem uma câmera boa, ele tira as fotos para você”, “Para que contratar DJ/Banda? Vamos colocar para tocar YouTube ou Spotify”.

Não caia nisso, casamento é uma data especial. Não contratando profissionais especializados, você corre o sério risco de transformar seu sonho em um terrível pesadelo. Para trabalhar em casamentos normalmente os profissionais passam por um treinamento específico para cada área, exige experiência, responsabilidade.

Ao não contratar profissionais especializados, muitas noivas sofrem problemas e desgostos já que grande parte deles não tem experiência nem comprometimento suficiente para exercer suas funções.

Concorda que é melhor contratar um especialista e evitar dores de cabeça? Ficar linda, plena e serena no dia é essencial!

O filme, as fotos, deveriam ser uma recordação especial. Muitas vezes ficam com qualidade de filme amador, de fotos feitas com celular. O mesmo acontece com o DJ.





Não ignore conselhos, mas saiba colocar LIMITES:



Normalmente os pais tanto da noiva quanto do noivo adoram participar dos preparativos, afinal são seus filhos. E eles ajudam não só financeiramente mas também com conselhos e opiniões.

Claro, como todo casal, vocês, com certeza, querem escolher o estilo do casamento que sempre sonharam, mas receber opiniões da família pode ser muito importante, não descarte todas.

Não faça com que as pessoas especiais para você se sintam excluídas do planejamento, tente sempre incluí-las, conte uma novidade sobre os preparativos, peça opinião e por ai vai.

O problema verdadeiro está quando os pais, irmãos, cunhados e tios querem impor sua opinião como verdade. Isso afeta a autonomia e poder de decisão do casal. Não os siga cegamente, imponha limites!!!

Claro que você sempre deve agradecer pela ajuda de todos, mas seja franca com eles sobre suas decisões ou ações que podem ocasionar em problemas.





Não deixe o noivo de fora:



É comum o noivo não participar dos preparativos do casamento ( de antemão não acredito que seja esse o caminho). Sei que tem muitas noivas também, é raro mas tem, sejamos justos.

O casamento é à dois, então é legal que os dois participem dos preparativos, coloquem seus gostos e dêem suas opiniões.

Claro, isso não quer dizer que vocês tem que fazer 100% das coisas juntos ou que tudo tem de ser dividido meio a meio. O noivo pode cuidar das coisas que mais gosta e a noiva também.

É fundamental que ambos estejam envolvidos, que estejam em sintonia, afinal, é a festa de casamento do casal então tem de ter a cara deles.




Não Estipular tempo no Making Of:



É essencial que a cerimônia e a festa comecem na hora certa. Isso é muito importante para o sucesso do grande dia.

Para que tudo aconteça no horário programado, é de extrema importância se atentar aos compromissos que antecedem a celebração para que não se atrasem e assim atrase todo o cronograma. 

Tente se programar com cabelereiro e maquiador com muita antecedência para que não ocorra imprevistos e não deixe de realizar uma prévia com esses profissionais.

A prévia é fundamental para estimarem o tempo necessário para a preparação no dia.





Não calcular o tempo entre o fim da cerimonia e o inicio da recepção:



Quando esse tempo não é calculado há um enorme risco de ocorrer certa demora para dar continuidade e iniciar a recepção. Sendo assim, os convidados podem ficar irritados pela espera.

Se cerimônia e festa estiverem localizadas em locais distintos, faça o máximo para reduzir o intervalo de um para outro. Saiba exatamente o início  exato e quanto tempo terá a cerimônia e o tempo levado no trajeto de um local para outro.

No final da cerimônia, os convidados irão de um local a outro e devem ser recepcionados sem que haja um intervalo grande entre uma etapa e a outra.





Não alimentar os Fornecedores:



Não se esqueça que antes de profissionais que estão trabalhando, os fornecedores são pessoas, são humanos então em hipótese alguma esqueça de alimentá-los.

A última coisa que você gostaria de ver são pessoas totalmente desanimadas e sem um pingo de energia trabalhando, não é? Sendo assim, não esqueça de incluir toda a equipe como convidados. Negocie com o buffet para que o serviço também seja servido para os fornecedores que estarão presentes na sua festa.

Isto inclui a cerimonialista, fotógrafo, cinegrafista, DJ e/ou banda, assistentes e demais fornecedores.





Deixar para organizar tudo na ULTIMA HORA:



E por último mas não menos importante, não deixe nenhum detalhe da organização para a última hora!

Algumas noivas tem o dom de planejamento e organização, outras não. Se você não tem esse dom, se esforce e divida com o noivo. Monte uma planilha com todas as tarefas diárias, responsabilidades e orçamentos do seu casamento.

Lembre-se de uma coisa muito importante: tempo é dinheiro. Quanto maior a antecedência que o planejamento do casamento acontecer, menos tempo e dinheiro serão jogados fora.

Enfim, esse são algumas coisas que eu considero essencial pra organizar um casamento de forma tranquila e com sucesso.





Enfim, essas são algumas coisas que nós que estamos sempre envolvidos com casamentos recomendamos. Longe de ser uma regra mas acredito que se isso for seguido você com certeza vai ter uma linda e tranquila festa.



Gostou? Curte, compartilha. Conhece uma noivinha querida que vai se casar e está perdida? Marca ela nos comentários, com certeza essas dicas serão de grande valia para ela.

Leia também meu outro artigo: 5 MEGA DICAS PARA SEU ENSAIO PRÉ WEDDING PERFEITO



Que tal um profissional que te deixe à vontade para curtir cada detalhe?







Inscreva-se na minha lista VIP e receba dicas e novidades :)

* Obrigatório